Breve revisão sobre regulação da ética em pesquisa: subsídios para pensar a pesquisa em educação no Brasil

Autores

  • Mónica de la Fare Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Frederico Viana Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isabel Cristina de Moura Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i1.0012

Resumo

Este artigo oferece uma revisão sobre ética em pesquisa voltada aos pesquisadores e aos grupos brasileiros de pesquisa em educação. Levantamos referências em português, disponíveis na web, cruzando termos como “ética em pesquisa com seres humanos”, “comitês de ética”, “regulação da ética em pesquisa”, “ética em pesquisa social”, “ética na pesquisa em educação”. Buscando um panorama que valorizasse a diversidade de temas e perspectivas, organizamos as referências em cinco tópicos: Integridade; Princípios; Resoluções e Comitês, com um subtópico sobre Contexto Internacional; Ética em pesquisa social; Populações e sujeitos vulneráveis. A pesquisa em educação será fundamental para ampliar o debate sobre a regulação da ética em pesquisa. Em todas as categorias, aparecem aspectos educacionais e pedagógicos importantes para a promoção da integridade e da ética na comunidade científica, para a defesa da pluralidade ética e para o reconhecimento da simetria entre as áreas do conhecimento, considerando especificidades.

 

Palavras-chave: Ética em Pesquisa. Sistema CEP/CONEP. Pesquisa em Educação.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

DE LA FARE, M.; MACHADO, F. V.; CARVALHO, I. C. de M. Breve revisão sobre regulação da ética em pesquisa: subsídios para pensar a pesquisa em educação no Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 247–283, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i1.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6390. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética na Pesquisa