A regulação da pesquisa e o campo biomédico: considerações sobre um embate epistêmico desde o campo da educação

Autores

  • Isabel Cristina de Moura Carvalho PUCRS
  • Frederico Viana Machado PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i1.0010

Resumo

O presente artigo discute a regulação da ética em pesquisa, preconizada pelas resoluções 196/1996 e 466/2012 e o sistema CEP/CONEP, retomando debates realizados no campo das Ciências Humanas a partir da perspectiva da pesquisa em educação. Foram analisados dados sobre os cuidados éticos na pesquisa em 84 Programas de Pós-Graduação em Educação, filiados ao FORPRED, que responderam a um questionário online elaborado pelo fórum. Apresentamos argumentos construídos pelas Ciências Humanas, sobretudo pela Antropologia, ao longo da última década, e que consideramos fundamentais para a consolidação deste debate. Argumentamos que a regulação da ética na pesquisa deve ser tomada como parte de um processo mais amplo de demandas do campo das Ciências Humanas às agências reguladoras.

 

Palavras-chave: Ética na Pesquisa. Sistema CEP/CONEP. Pesquisa em Educação.

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Publicado

2014-02-10

Como Citar

CARVALHO, I. C. de M.; MACHADO, F. V. A regulação da pesquisa e o campo biomédico: considerações sobre um embate epistêmico desde o campo da educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 209–234, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i1.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5993. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética na Pesquisa