Fundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária

Autores

  • Suzete Terezinha Orzechowski Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Érico Ribas Machado Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21337.011

Resumo

O texto que se apresenta é fruto de análises que reverberam e aprofundam os estudos sobre as ideias de Paul Natorp na Pedagogia Social como concepção filosófica baseada em Platão e Pestalozzi. É uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. De modo oportuno, expende as ideias de Paulo Freire, promove a apropriação das práticas da educação social em integração com a perspectiva de Natorp sobre a educação que se constroi e se efetiva nos contextos da educação que se desenvolve na comunidade. Daí que a educação pertence aos sujeitos que convivem e se alteram para uma sociedade mais justa, com alteridade e equidade social.  

Palavras-chave: Natorp. Pedagogia Social. Educação comunitária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suzete Terezinha Orzechowski, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Coordenadora do Laboratório de Pedagogia Social da Unicentro (LAPSU) e líder do Grupo Educação, Trabalho e Formação de Professores (GETFOP). Membro da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed).

Érico Ribas Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES/UEPG).

Downloads

Publicado

2023-02-04

Como Citar

ORZECHOWSKI, S. T.; MACHADO, Érico R. Fundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–10, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21337.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21337. Acesso em: 25 abr. 2024.