A formação continuada padronizada do professor: uma análise do Projeto da SEED-Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21589.054

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o projeto de formação continuada da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR). Seu objetivo é elencar as características dos projetos formativos disponibilizados no site da Secretaria e estabelecer relações entre a formação e as (im)possibilidades de desenvolvimento e valorização docente. A pesquisa documental foi realizada no site da rede pública de ensino paranaense no ano de 2022. Conclui-se que os materiais e os conteúdos disponibilizados concretizam a padronização da formação docente por meio de plataformas digitais e de estratégias dos conteúdos formativos no Paraná. As evidências deflagram a precarização da formação continuada e sua desconexão com o desenvolvimento profissional e a valorização docente. Embora a formação continuada integre o desenvolvimento profissional, quando ela assume uma perspectiva padronizada e transmissiva, a conotação que se dá ao processo formativo docente se distancia da possibilidade de estudo e reflexão por parte dos professores. 

Palavras-chave: Formação continuada. Políticas de formação docente. Valorização docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Thaiane de Góis Domingues, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora colaboradora do Departamento de Educação da UEPG.

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

TOZETTO, S. S.; DOMINGUES, T. de G. A formação continuada padronizada do professor: uma análise do Projeto da SEED-Paraná . Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21589.054. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21589. Acesso em: 27 abr. 2024.