Políticas de avaliação em larga escala: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.22244.014

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre estudos que analisam a produção a respeito das políticas de avaliação em larga escala, e de modo mais específico, da avaliação em larga escala da alfabetização. Ao todo, foram encontrados 16 trabalhos, entre 2012 e 2021, dos quais dois abordavam especificamente a avaliação em larga escala da alfabetização. Concluiu-se que ainda há poucos trabalhos que têm como foco a metapesquisa sobre avaliação em larga escala, bem como as políticas de avaliação em larga escala voltadas à alfabetização, indicando a possibilidade de estudos mais aprofundados sobre o tema e suas questões teórico-epistemológicas.

Palavras-chave: Política Educacional. Metapesquisa. Avaliação em larga escala. Alfabetização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafaela Ferreira Chalus, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Rede Municipal de Ensino de Araucária e da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Membro da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe).

Silvana Stremel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe).

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

CHALUS, R. F.; STREMEL, S. Políticas de avaliação em larga escala: revisão de literatura. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 7, p. 1–8, 2022. DOI: 10.5212/retepe.v.7.22244.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/22244. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos