Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil

Autores

  • Silvana Stremel Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.001

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso metodológico e as fontes de estudo para análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Baseia-se nas contribuições de Pierre Bourdieu sobre a formação e o funcionamento dos campos, bem como sobre as questões metodológicas para a análise de um determinado objeto de estudo. Tendo em vista as contribuições desse autor, apresentamos um conjunto de aspectos que contribuiu para a estruturação do campo acadêmico da política educacional e que se constitui como fonte para o estudo da história desse campo no contexto brasileiro. Com base na fundamentação teórica e no levantamento das fontes, verificou-se que se trata de um campo institucionalizado e que vem adquirindo legitimidade com a criação de disciplinas, periódicos, grupos e linhas de pesquisa, redes de pesquisa, eventos científicos, grupos de trabalho em entidades científicas e eventos específicos, entre outros.

 

Palavras-chave: Política educacional. Campo acadêmico. Pierre Bourdieu.

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Publicado

2017-08-14

Como Citar

STREMEL, S. Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 2, p. 1–14, 2017. DOI: 10.5212/retepe.v.2.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10478. Acesso em: 15 nov. 2024.

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Artículos