Gestão partidária e elites provinciais no Brasil monárquico: a substituição de lideranças do Partido Liberal na Província do Paraná (1862-1863)
Palavras-chave:
Brasil monárquico, elites políticas, gestão partidária, Província do ParanáResumo
O presente artigo comporta uma investigação a respeito dos fatores e aspectos da substituição de duas lideranças do Partido Liberal no litoral da Província do Paraná, nos anos de 1862 e 1863. O objetivo central deste estudo é a produção de um conhecimento acerca dos modos de gestão de unidades regionais do Partido Liberal em um contexto anterior à reorganização administrativa desta agremiação, ocorrida em 1868. Demonstra-se que, no aludido período, as formas de administração de unidades locais do Partido Liberal do Paraná eram distinguidas pela baixa formalização de regras. Tal situação favorecia o exercício, pela elite regional, de ampla autonomia no controle da vida interna daquelas unidades. Na Província do Paraná, existiam distinções quanto ao modo de implantação e gestão de unidades do Partido Liberal. Assim, a estruturação local dessa agremiação não era marcada pela interferência do diretório nacional do partido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.