Gestão partidária e elites provinciais no Brasil monárquico: a substituição de lideranças do Partido Liberal na Província do Paraná (1862-1863)

Autores

  • Sandro Aramis Richter Gomes Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Brasil monárquico, elites políticas, gestão partidária, Província do Paraná

Resumo

O presente artigo comporta uma investigação a respeito dos fatores e aspectos da substituição de duas lideranças do Partido Liberal no litoral da Província do Paraná, nos anos de 1862 e 1863. O objetivo central deste estudo é a produção de um conhecimento acerca dos modos de gestão de unidades regionais do Partido Liberal em um contexto anterior à reorganização administrativa desta agremiação, ocorrida em 1868. Demonstra-se que, no aludido período, as formas de administração de unidades locais do Partido Liberal do Paraná eram distinguidas pela baixa formalização de regras. Tal situação favorecia o exercício, pela elite regional, de ampla autonomia no controle da vida interna daquelas unidades. Na Província do Paraná, existiam distinções quanto ao modo de implantação e gestão de unidades do Partido Liberal. Assim, a estruturação local dessa agremiação não era marcada pela interferência do diretório nacional do partido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Aramis Richter Gomes, Universidade Federal do Paraná

Graduado (2009), mestre (2012) e doutor (2017) em História pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

GOMES, S. A. R. Gestão partidária e elites provinciais no Brasil monárquico: a substituição de lideranças do Partido Liberal na Província do Paraná (1862-1863). Revista de História Regional, [S. l.], v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12318. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos