“O Rio Grande do Sul é a Hungria do Brasil, é a província em que todos sabem andar a cavalo”: turfe, hipódromos e modernidade em Porto Alegre nas últimas décadas do século XIX
Resumo
Este estudo busca problematizar aspectos relativos a prática do turfe na cidade de Porto Alegre nas últimas três décadas do século XIX. Procuramos relacionar esta atividade às ideias de modernidade em pauta assim como com as características culturais locais que moldaram o esporte a este contexto e às suas peculiaridades regionais. Abordamos de forma mais enfática em nossa investigação os locais de prática dessa atividade, ou seja, os hipódromos. Além disso, pautamos a discussão acerca do desenvolvimento racial dos cavalos de corrida frente aos “crioulos” sul-rio-grandenses, à luz das ideias de modernidade efervescentes à época. Para esta abordagem, utilizamos como fonte os periódicos publicados na cidade de Porto Alegre no período em tela, especialmente A Federação, A Reforma, Correio do Povo, Gazeta da Tarde e Gazeta de Porto Alegre. Dessa forma, o desenvolvimento do turfe nas últimas três décadas do século XIX em Porto Alegre pôde ser percebido como o resultado de uma miscigenação entre distintas variáveis culturais, étnicas e geográficas regionais com ideias importadas, especialmente relacionadas a modernidade e a prática esportiva, que deram origem a um esporte carregado de particularidades inerente a esses componentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.