Legitimação de terras e propriedade colonial no Paraná provincial: Paranaguá – 1854-1887
Resumo
Grande parte da historiografia brasileira considerou que os europeus imigrados no sul do Brasil, durante os séculos XIX e XX, formaram uma camada de agricultores pequenos proprietários, em oposição às grandes propriedades da lavoura de exportação. Paralela a esta interpretação, os nacionais não tiveram o mínimo de segurança jurídica e nem oportunidades para usufruir de tal prerrogativa. A análise em menor escala pode evidenciar que tal quadro, muitas vezes simplista, revela-se mais complexo, e longe da população nacional ser despojada passivamente de seus meios de vida, encontrou meios para garantir a posse de suas terras. Aos imigrantes, ao contrário, a possibilidade de propriedade tornou-se muitas vezes uma perspectiva distante. A partir do exemplo de um empreendimento colonial no litoral paranaense, na segunda metade do século XIX, pretende-se observar o quanto a divisão estanque aludida acima releva-se de maior complexidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.