Estratégias familiares e ciclo de vida entre pequenos produtores: os agregados em Jaguarão/RS (1802 - 1835)
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo debater sobre a agregação ocorrida entre os pequenos produtores na localidade de Jaguarão/RS, durante o período de 1802 – 1835. Através de uma pesquisa pautada na análise de 67 inventários post mortem, foi constatado que 51% desses produtores não declaravam entre seus bens a propriedade da terra onde mantinham suas unidades produtivas. Contudo, esse fato não caracterizou um impeditivo para o surgimento desses pequenos estabelecimentos rurais. Ao contrário, eram utilizados naquele espaço mecanismos os quais visavam a reprodução social de determinados nichos familiares, entre esses dispositivos estava a agregação. Percebemos que essa prática foi recorrente entre pessoas da mesma família, de modo que o ato de agregar-se seja entendido enquanto uma relação social onde as estratégias familiares obedeciam o ciclo de vida e produtivo desses sujeitos, assim como também compreendia uma resposta frente as necessidades de subsistência das famílias novas que estavam em seu início de vida produtiva.
Palavras-chave: Pequenos Produtores; Agregados; Família; Ciclo de Vida; Estratégias Familiares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.