O "Brasil Trágico" de Sylvio Floreal: uma viagem pelo Mato Grosso
Resumo
Passados três anos da publicação de sua Ronda da meia noite – vícios, misérias e esplendores da cidade de São Paulo, obra pela qual o escritor Domingos Alexandre, conhecido pelo pseudônimo Sylvio Floreal, ganhou certa notoriedade nos círculos literários paulistanos, chegou ao público, mais precisamente no ano de 1928, o livro O Brasil Trágico – impressões, visões e mysterios de Matto Grosso. Nele, o autor reuniu uma série de textos produzidos entre os meses de julho de 1926 e julho de 1927, quando percorreu o então estado do Mato Grosso, realizando palestras, fazendo apontamentos, escrevendo e estabelecendo contatos profissionais com membros das elites intelectuais e políticas locais, principalmente na capital Cuiabá. Tais relatos, que serão analisados neste artigo, dialogam diretamente com visões e idealizações que circulavam nos meios impressos sobre os chamados sertões brasileiros, e revelam as tensões e as ambiguidades existentes entre os desejos de modernidade que emanavam dos maiores centros urbanos nacionais, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro, e a dura realidade enfrentada pelas populações pioneiras que, impulsionadas pela força da expansão agrícola da década de 1920, adentravam as vastas áreas ainda inexploradas, e não raro desconhecidas, do interior do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.