Modernizando a cidade: o processo de instalação e ampliação do serviço de energia elétrica de Jacobina (1955-1959)
Resumo
O artigo analisa o processo de ampliação do serviço de energia elétrica na cidade de Jacobina em meados da década de 1950, contexto no qual passou por uma série de transformações no campo do urbanismo, com a instalação e ampliação de serviços de conforto urbano e equipamentos públicos de infraestrutura, configurando um processo de modernização urbana. A partir do cruzamento de fontes como textos jornalísticos, fotográficas e documentos de natureza administrativa e legislativa que tratavam da vida urbana de Jacobina investigamos os interesses, projetos e discursos articulados em torno do serviço de energia elétrica. Por fim, apontamos para a caracterização do processo de ampliação do serviço de energia elétrica e de modernização em Jacobina, conformando um processo parcial, seletivo e excludente.
Referências
ALBURQUEQUE JÚNIOR, Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. Recife. FJN, Ed. Massangna. São Paulo. Cortez, 1999.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BLUME, Luiz Henrique dos Santos. “Imagens da cidade: memória da modernidade no sertão. Jacobina, BA, 1920-1950”. In: MENEZES, Adriano; OLIVEIRA, Valter de. (Org:). Culturas Urbanas na Bahia: Estudos sobre Jacobina e Região. Salvador: EDUNEB, 2009. p.15-30.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 21. Ed. São Paulo: Loyola, 2011.
LEMOS, Doraci. Jacobina, [s.n.], Jacobina, 1994.
LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meios dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org:). Fontes Históricas. São Paulo. Contexto, 2011. p.111-153.
MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia: jornalismo como produção social da segunda natureza. São Paulo. Ática, 1986.
MOREIRA, Vânia Maria Losada. Os anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento rural. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org:). O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. 4.º ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2011.p. 156-194.
RONCAYOLO, Marcel. Transfigurações noturnas da cidade: o império das luzes artificiais. Trad. Eveline Bouteiller Kavakama. Projeto História. São Paulo, v. 18, p.97-101, maio, 1999.
SAES, Alexandre Macchione. Luz, leis e livre-concorrência: conflitos em torno das concessões de energia elétrica na cidade de São Paulo no início do século XX. HISTÓRIA. São Paulo, vol. 28. N° 2. p.173-234. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/kqMDc3Hzwmy5ND3ZqBZ6RSt/?lang=pt
SAES, Alexandre Macchione; LANCIOTTI, Norma Silvana. La regulación de los servicios de electricidad en Argentina y Brasil (1890-1962). Economia e Sociedade. Campinas, v. 21, n. 2 (45), p. 409-447, ago. 2012.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ecos/a/8kw9GCKV4YkYj7CNMvKQM9y/?lang=es
SILVA, Edson. Modernização, sanitarismo e cotidiano (Jacobina 1955-1959). Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2015. (Dissertação de Mestrado).
SILVA, Edson. Um centro comercial a altura do “progresso” da cidade (Jacobina – BA - 1955-1960). In: Anais. III Colóquio História Cultural e Sensibilidades. Disponível em: http://cnhc.ufrn.br/wp-content/uploads/2019/11/anais_cnhcs_2013.pdf.
SILVA, Edson. A cidade de ponta a cabeça. Albuquerque: revista de história, v. 11, n. 22, p. 114-135, 4 maio 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/9594
SILVA, Edson. Modernização, sanitarismo e cotidiano urbano: o processo de implantação do sistema de água encanada em Jacobina (1955-1963). História Unicap, v. 4, n. 8, p.161-173. jul./dez. de 2017. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/939/1050
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de História Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.