OS TESOUROS DO MORRO DO CASTELO: OURO DOS JESUÍTAS NO IMAGINÁRIO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Rio de Janeiro, Jesuítas, Tesouros, Jesuits, TreasuresResumo
A idéia de que havia um tesouro oculto nas entranhas do morro do Castelo fascinou, durante séculos, a população do Rio de Janeiro. Literatos, engenheiros e historiadores estiveram entre os que acreditavam que os jesuítas, ao serem expulsos por Pombal em 1759, haviam escondido riquezas incalculáveis nos subterrâneos que se estendiam a partir da Igreja e do Colégio construídos sobre o morro. A crença, reforçada por uma documentação que muitos julgavam duvidosa, subsistiu até a abertura da Avenida Rio Branco, em 1905, quando foi encontrada uma galeria que confirmava a existência da rede de túneis sob a montanha. Um dos objetivos deste artigo é acompanhar a trajetória da crença nestes tesouros, e daqueles que a partilhavam, ressaltando o contraste entre o cotidiano de pobreza e os sonhos de riqueza. É examinada também a multiplicidade de discursos e práticas - religiosas, míticas, médicas e urbanísticas - que têm como objeto o morro do Castelo, discursos que inicialmente se confundem e depois se afastam, na medida em que o berço da cidade, carregado de significação histórica e religiosa, caminha para o arrasamento. Isto finalmente acontece na década de 1920, em nome da necessidade de ventilação e embelezamento da cidade, após longa e renhida polêmica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.