EM TORNO DE UMA REFEITURA LIBERAL DO MITEMA BANDEIRANTE: PIERRE MONBEIG E AS FRENTES PIONEIRAS NOS ANOS 30 E 40

Autores

  • José Henrique Rollo Gonçalves Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Pierre Monbeig, Geografia Humana, Bandeirantes, Colonização, Pioneiros, Mentalidades, Human Geography, Colonization, Pioneers, Mentalities

Resumo

Discute-se como o geógrafo francês Pierre Monbeig elaborou a temática da psicologia bandeirante, por ele considerada um componente fundamental da formação das zonas de colonização paulistas e paranaenses, nos anos 30 e 40. Tratou-se de um momento singular no contexto das numerosas apropriações da figura dos bandeirantes feitas durante aquele período. Isto porque, longe de endossar a-criticamente a construção daquele personagem pelos intelectuais estadonovistas, Monbeig retomou-o a partir de uma ótica anti-autoritária e individualista.

Biografia do Autor

José Henrique Rollo Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá

Professor de História da América e pesquisador do Laboratório de Arqueologia, Etno-logia e Etno-História da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2007-09-23

Como Citar

GONÇALVES, J. H. R. EM TORNO DE UMA REFEITURA LIBERAL DO MITEMA BANDEIRANTE: PIERRE MONBEIG E AS FRENTES PIONEIRAS NOS ANOS 30 E 40. Revista de História Regional, [S. l.], v. 3, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2052. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos