Arte, Cidade, Política e Humor no Cotidiano Brasileiro: reflexões a partir da obra do artista e historiador Sérgio Luiz de Castro Bonson (1974-2005)
Resumo
O presente artigo foi escrito com a precisa ideia de fornecer visibilidade à obra do artista e historiador Sérgio Luiz de Castro Bonson entre 1974 e 2005. É nesse sentido que, utilizando partes diversas da extensa obra de Bonson, discutimos simultaneamente arte, cidade, política e humor no cotidiano brasileiro no período citado. A obra de Bonson tem forte apelo à cultura local, manifesta em Florianópolis (SC), sem, contudo, prescindir de uma articulação com o nacional e o transnacional. Dividido em duas partes, o artigo, em sua primeira metade, disponibiliza ao leitor uma exposição da obra de caráter mais local de Sérgio Bonson. Em sua segunda parte, é apresentada discussão acerca da obra de Bonson voltada à chamada imprensa alternativa ou combativa. Somadas, as partes citadas pretensiosamente encerram corpo importante da desenvolta obra de Sérgio Bonson, um artista engajado e um historiador de nossas manifestações socioculturais.
Referências
A Bernunça (1986) O jornal da boca grande (Florianópolis) Ano II, Nº 2.
Abal, Felipe Cittolin; Reckziegel, Ana Luiza Setti 2018 “A pena de morte na Ditadura Civil-Militar brasileira: uma análise processual” em Tempo e Argumento (Florianópolis) Vol. 10, Nº 25.
Bakhtin, Mikhail 1987 A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais (São Paulo: Hucitec).
Bonson, Sérgio 1987 Waldirene A AM (Florianópolis: Edeme Ind. Gráfica).
Bonson, Sérgio 1990 Tudo pelo soizial (Florianópolis: Papa-Livro).
Broering, Virginia 2020 “Cenas de humor explícito: sacanagem nas tirinhas Waldirene a AM (1986-1990)”, Dissertação de Mestrado em História, Florianópolis. Em <https://bit.ly/3gaQesM> acesso 19 de fevereiro de 2021.
Campos, Emerson César de; Petry, Michele Bete 2010 “Histórias desenhadas: os usos das expressões gráficas de humor como fontes para a história” em Fronteiras (Florianópolis) Vol. 1.
Castoriadis, Cornelius (1995) A instituição imaginária da sociedade (Rio de Janeiro: Paz e Terra).
Davis, Natalie Zemon 1990 Cultura do povo: sociedade e cultura no início da França moderna (Rio de Janeiro: Paz e Terra).
Fundação Getúlio Vargas 2009 “Biografia Vicente Scherer” Em <https://bit.ly/3AWmA2e> acesso 18 de agosto de 2021.
Garcia, Sylvia Gemignani 2001 “Folclore e sociologia em Florestan Fernandes” em Tempo Social (São Paulo) Vol. 13, Nº 2.
Ginzburg, Carlo 1989 Mitos, emblemas e sinais: morfóloga e história (São Paulo: Cia. das Letras).
Jeudy, Henri-Pierre 2005 Espelhos das cidades (Rio de Janeiro: Casa da Palavra).
Kock, Zenir Maria 2021 “[Entrevista cedida a] Emerson César de Campos” (Florianópolis) 20 de julho.
Memória Política de Santa Catarina 2020 “Biografia Nereu do Vale Pereira” Em <https://bit.ly/3mcvK6T> acesso 18 de agosto de 2021.
Michelmann, Alan Cristhian 2015 “Franklin Cascaes, a divulgação turística de Florianópolis e a invenção da ‘Ilha da Magia’”, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em História, Florianópolis.
Mintz, Lawrence E. 1988 Humor in America (Washington, D.C.: Library of Congress).
Nonnenmacher, Marilange 2007 “Vida e morte Miramar: memórias urbanas nos espaços soterrados da cidade”, Tese de Doutorado em História, Florianópolis.
Pereira, Nereu do Vale 2010 O Boi de Mamão: folguedo folclórico da Ilha de Santa Catarina: Introdução ao seu Estudo (Florianópolis: Associação Eco Museu do Ribeirão da Ilha).
Pessoa, Fernando 1987 Obras em prosa (Lisboa: Publicações Europa-América).
Petry, Michele Bete 2011a “Histórias em quadrinhos: o cotidiano e a cidade de Florianópolis (SC) na contemporaneidade” em Campos, Emerson César de; Falcão, Luiz Felipe Falcão; Lohn, Reinaldo Lindolfo (orgs.) Florianópolis no tempo presente (Florianópolis: UDESC / DIOESC) Vol. 1.
Petry, Michele Bete 2011b “Entre desenhos, aquarelas e expressões gráficas de humor: a cidade e o cotidiano de Florianópolis (SC) na obra de Sérgio Bonson” Dissertação de Mestrado, Florianópolis. Em <https://bit.ly/3stzcLm> acesso 30 de junho de 2021.
Petry, Michele Bete 2013 “Sergio Bonson: um artista da cidade e do cotidiano” em Revista História Catarina (Florianópolis).
Pires, Maria da Conceição Francisca 2006 “Cultura e política entre Fradins, Zeferinos, Graúnas e Orelanas”, Tese de Doutorado em História, Rio de Janeiro.
Roberge, Livia Bernardes; Broering, Virginia 2013 “Da cozinha ao Congresso: as diferentes perspectivas do humor na obra de Sérgio Bonson (1974-2004)”, anais do IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem e I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 7 a 10 de maio.
Rodrigues, Arille Rosa 2018 “Os alternativos da ditadura: o caso do Jornal Afinal (Florianópolis, 1980-1981)”, Dissertação de Mestrado, Florianópolis.
Rolim, Nelson 2021 “[Entrevista cedida a] Emerson César de Campos” (Florianópolis) 6 de agosto.
Valente, Cesar 2006 “Um dinheiro que nunca veremos?” em De Olho na Capital, 30 de junho. Em <https://bit.ly/3CZ61F2> acesso 18 de agosto de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de História Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.