A CIÊNCIA ISENTA E A MÃO NO LEME DA HISTÓRIA.
Palavras-chave:
história política, historiografia, contemporaneidade, engajamen-to, cidadania,Resumo
Fazer história política - seja da prática ou da teoria, seja do político no sentido do evento presente no público ou no privado, nas estruturas sociais como na capilaridade do cotidiano - significa condenar o relativismo radical que assola o nosso terreno, significa reconhecer uma realidade objetiva e as possíveis cone-xões entre ela e os conceitos que a representam e, ao mesmo tempo, moldam-na. Ocorre com a história política hoje, mais do que com os outros afazeres de Clio, um apego ao evento, ao acontecimento e seus desdobramentos. No entanto, não se confunda essa aproximação com uma recaída na 'histoire événementielle'. A questão é diversa: se no nascimento dos tempos modernos a promoção do Estado exigiu da historiografia uma submissão total, a ponto de toda produção identifi-car-se com história política, agora, quando esse mesmo Estado entra em crise talvez terminal, a disciplina (certamente obrigada a renovar-se, a desenvolver novos métodos, alterar sensibilidades, captar simbologias e estender-se a novos campos) deve responsabilizar-se por pensar essa crise e avaliar os seus entendi-mentos. Por isso mais crítico do que nunca, é preciso que o historiador assuma o papel de adversário do relativismo cultural que assola a sua especialidade e adote posições. Trata-se de um novo e criativo engajamento que não dispensa uma constante e acelerada autoavaliação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.