INTERPRETACIONES DE LA HISTORIOGRAFÍA REGIONAL Y LOCAL MEXICANA, 1968-1999. LOS RETOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS Y LÍNEAS DE INVESTIGACIÓN.
Palavras-chave:
historiografia regional no México, estudos regionais e locais, historiografia mexicana na América LatinaResumo
A historiografia regional no México esteve em um auge importante durante os últimos 34 anos. A renovação da historiografia, por meio de novos focos, metodologias e linhas de interpretação rendeu frutos, causando impacto à historiografia nacional, com largo alcance fora do país. O caso mexicano ontinua contribuindo com conhecimento histórico novo sobre a identidade histórica nacional, fragmentada pelos processos econômicos, políticos, sociais, culturais e territoriais que, nas regiões e cidades, destruíram as visões oficiais, homogêneas e lineares da historiografia nacional ou oficial. O auge historiográfico dos estudos regionais e locais condicionou a existência de várias interpretações, focos e tendências da historiografia, enriquecendo a historiografia nacional e latinoamericano. Neste artigo são abordadas estas tendências, surgidas a partir de 1968, mediante a profissionalização e apoio aos estudos históricos, de tal um modo que, agora, segue-se em uma fase de auge da historiografia regional que caracterizou ao país. As interpretações historiográficas ainda transitam entre o positivismo, o revisionismo e a história comparada, o que aponta perspectivas para este tipo de estudos. A influência da historiografia mexicana na América Latina é inquestionável, compartilhando tópicos, focos e métodos. Aqui abordam-se também temáticas ausentes ou perspectivas de investigação que são questão de estudo em outros países. Também se apresenta um estado da questão historiográfica no México, a partir do foco da história regional, mas também do ponto de vista das recentes interpretações que favoreceram a renovação da historiografia mexicana.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.