PERSONALISMO POLÍTICO NOS ANOS CINQÜENTA

Autores

  • Evandir Codato Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Política paranaense nos anos cinqüenta, Institucionalização da participação política, Personalismo político de Moisés Lupion, Campanha eleitoral e denúncias de corrupção, Politics in Paraná in the fifties

Resumo

Indaga-se sobre a relação entre a institucionalização da participação política vinculada à criação dos partidos políticos nacionais e o personalismo político ligado à idéia de líder carismático, no contexto da política paranaense de fins dos anos quarenta e meados dos anos cinqüenta. Destaca-se o jogo político partidário onde se usa do expediente da denúncia de corrupção e do envolvimento de segmentos agrários que reivindicam o direito à legitimação da propriedade da terra. O conflito entre aqueles grupos favoreceu a articulação político-militar, que colocou em xeque a república brasileira, na década posterior. Para tipificar as características do personalista político usa-se a técnica de análise do discurso nos editoriais e noticiário dos matutinos curitibanos e nas mensagens de governo encaminhadas à Assembléia Legislativa do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandir Codato, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de História, da Universidade estadual de Maringá, Paraná.

Downloads

Publicado

2007-09-25

Como Citar

CODATO, E. PERSONALISMO POLÍTICO NOS ANOS CINQÜENTA. Revista de História Regional, [S. l.], v. 7, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2141. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos