O PARAÍSO TERRESTRE NO BRASIL: OS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ NO RELATO DE AUGUSTE DE SAINT-HILAIRE
Palavras-chave:
Viajantes-Brasil-Paraná, Auguste de Saint-Hilaire, Campos Gerais do Paraná, Voyagers-Brazil-ParanáResumo
O artigo trata do olhar de Auguste de Saint-Hilaire, viajante francês, sobre os Campos Gerais do Paraná, durante sua passagem pela região em 1820. O trabalho tem seu eixo teórico na análise semiológica do discurso, conforme Roland Barthes. Este enfoque de análise é tematizado em alguns momentos específicos do olhar do viajante: a natureza; a produção da vida material, com ênfase na lida campeira, característica da região; e a dimensão cultural e social da região em seus diferentes aspectos (as cidades, os prédios, as pessoas, a arte, etc.). Os Campos Gerais do Paraná são privilegiados nesta proposta por terem, aos olhos de Saint-Hilaire, uma dimensão qualitativamente superior às demais regiões do Brasil visitadas pelo viajante, mesmo em seus instantes de maior estranheza e encantamento com a região. O contraponto entre o rigor e a neutralidade científica do botânico e o encantamento do homem diante do outro perpassam o todo do trabalho. Faz-se a análise de um discurso fundado no padrão de valores europeu como definidor de verdades absolutas e do conseqüente estranhamento diante da alteridade, expressa na sociedade dos Campos Gerais no período.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.