ENTRE LEITURAS E REPRESENTAÇÕES: UM CASO DE MESSIANISMO MILENARISTA NO NORTE DO PARANÁ

Autores

  • Wander de Lara Proença Faculdade Teológica Sul Americana

Palavras-chave:

milenarismo, messianismo, leitura, representações

Resumo

Parâmetros teórico-metodológicos da Nova História Cultural possibilitaram, aqui, a análise de representações e práticas de leitura como elementos responsáveis pela eclosão de um movimento religioso surgido no Norte do Paraná e que assumiu uma tipologia de messianismo milenarista. A atuação de um líder carismático e a crença de seus seguidores em curas milagrosas e redenção apocalíptica fizeram com que, em um contexto de agravamento das condições sociais de vida, houvesse um intenso processo de apropriação de elementos culturais, tecidos em período de "longa duração”, os quais foram re-significados, o que definiu a orientação de comportamento e estabeleceu a construção de identidade daqueles que aderiram a tais práticas. A força e a solidez das representações construídas pelo imaginário atingiram seu ápice quando se chegou a anunciar - e a esperar - com data marcada para o ano de 1999, um novo advento de Jesus Cristo com o propósito de instaurar na terra um reino idílico milenar.

Biografia do Autor

Wander de Lara Proença, Faculdade Teológica Sul Americana

Licenciado em História (Universidade Estadual de Londrina - UEL); m e s t r e em História (UEL/Universidade Estadual de Maringá - UEM); d o u t o r a n d o em História (Universidade Estadual Paulista - UNESP).

Downloads

Publicado

2007-09-28

Como Citar

PROENÇA, W. de L. ENTRE LEITURAS E REPRESENTAÇÕES: UM CASO DE MESSIANISMO MILENARISTA NO NORTE DO PARANÁ. Revista de História Regional, [S. l.], v. 8, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2171. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos