ENTRE LEITURAS E REPRESENTAÇÕES: UM CASO DE MESSIANISMO MILENARISTA NO NORTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
milenarismo, messianismo, leitura, representaçõesResumo
Parâmetros teórico-metodológicos da Nova História Cultural possibilitaram, aqui, a análise de representações e práticas de leitura como elementos responsáveis pela eclosão de um movimento religioso surgido no Norte do Paraná e que assumiu uma tipologia de messianismo milenarista. A atuação de um líder carismático e a crença de seus seguidores em curas milagrosas e redenção apocalíptica fizeram com que, em um contexto de agravamento das condições sociais de vida, houvesse um intenso processo de apropriação de elementos culturais, tecidos em período de "longa duração”, os quais foram re-significados, o que definiu a orientação de comportamento e estabeleceu a construção de identidade daqueles que aderiram a tais práticas. A força e a solidez das representações construídas pelo imaginário atingiram seu ápice quando se chegou a anunciar - e a esperar - com data marcada para o ano de 1999, um novo advento de Jesus Cristo com o propósito de instaurar na terra um reino idílico milenar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.