‘Livrai-nos do foot-ball, amém’: o esporte visto pelo Lar Catholico, em Juiz de Fora – MG (1920-1940)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.28.21825Palavras-chave:
Futebol; Modernidade; Lar Catholico, Juiz de Fora.Resumo
O futebol, embora fosse tomado muitas vezes como símbolo de modernidade, progresso e civilidade, também gerou desconfianças e rejeições. Neste texto, pretendemos lançar luz sobre críticas pouco conhecidas pela história do esporte. Trata-se daquelas publicadas no Lar Catholico, semanário da Igreja Católica criado pela Congregação do Verbo Divino em 1919, em Juiz de Fora-MG. Nosso objetivo é resgatar o posicionamento do jornal nas décadas de 1920 e 1930, identificar o eixo de suas críticas ao futebol, e localizá-las no contexto de disputas e tendências que marcaram o período. De forma geral, as críticas ao futebol e a cultura popular presentes no jornal, refletem o medo da elite católica em relação à modernidade secular. O futebol era visto como selvagem, perigoso, uma ameaça moral, capaz de incentivar a profanação do domingo, desviar os jovens de suas virtudes, além de levá-los a comportamentos frívolos. A defesa da fé e dos valores cristãos era para a congregação do verbo divino, uma maneira de resistir ao projeto secular de modernização e continuar exercendo influência nas famílias brasileiras. Por fim, acreditamos que nosso estudo indica a existência de vozes dissonantes e nuances no processo de difusão do futebol pelo interior do país, que não podem ser ignoradas.
Referências
Referências
CORREIA, Carlus Augustus J.; SOARES, Antônio Jorge G. Lima Barreto e o futebol: as críticas de um literato ao jogo de bolapé. Rio de Janeiro: Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, n. 18, p. 149-171, 2020.
CUNHA JUNIOR, C. F. F. Práticas corporais em Juiz de Fora (1876-1915). Campinas, SP: Pro-Posições, v. 22, n. 3, p. 51–65, 2016.
DIAS, Cleber; COUTO, Euclides de Freitas; CUNHA JÚNIOR, Carlos Fernando da; SILVA, Luciano Pereira; SOUZA NETO, Georgino Jorge de. Esportes nos sertões das Gerais. In: DIAS, Cleber; ROSA, Maria Cristina. História do lazer nas Gerais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.
DUTRA, Eliana Regina de Freitas. Apontamentos sobre uma experiência de luta operária na Zona da Mata de Minas Gerais. São Paulo: Revista Brasileira de História. v. 5, n. 10, p. 54-98, mar/ago de 1985.
HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. Ecos da Semana de arte moderna? A recepção ao futebol em São Paulo e o movimento modernista nas décadas de 1920 e 1930. In: CORNELSEN, Elcio Loureiro; AUGUSTIN, Günther Herwig; SILVA, Silvio Ricardo da (org.). Futebol, linguagem, artes, cultura e lazer. Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2015.
LUCENA, Lili Paola. “Nenhum Lar sem o Lar Católico!”: Discursos e vivências sobre gênero, família e sexualidade no jornal Lar Católico (1954- 1986). Dissertação (mestrado em História). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.
MARTINS, Karla Denise. “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”: relações entre a Igreja e o Estado no Pará oitocentista. Ponta Grossa: Revista de História Regional, v. 13, n. 2, p. 70-103, Inverno, 2008.
MELO, Victor Andrade de. Causa e consequência: esporte e imprensa no Rio de Janeiro no século XIX e década inicial do século XX. In: HOLLANDA, Bernardo B.; MELO, Victor A. (org). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
NEVES, Fernando Arthur de Freitas; ANDRADE, Allan Azevedo. Discursos ultramontanos de D. Macedo Costa sobre o papel da mulher na sociedade. Revista Brasileira de História das Religiões, ANPUH, Ano XIV, n. 41, p. 205-225, set/dez, 2021.
OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Os bispos e os leigos: reforma católica e irmandades no Rio de Janeiro imperial. Juiz de Fora: Locus: Revista De História , 2002.
PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
PEREIRA, Mabel Salgado. Romanização e Reforma Católica Ultramontana da Igreja de Juiz de Fora: projeto e limites (1890-1924). Dissertação (Mestrado em História), Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.
SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. Revolução vascaína: a profissionalização do futebol e a inserção sócio-econômica de negros e portugueses na cidade do Rio de Janeiro (1915-1934). Tese (Doutorado em História Econômica). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010.
SILVA, Ana Rosa Cloclet da; CARVALHO, Thais da Rocha. A cruzada ultramontana contra os erros da modernidade. Revista Brasileira de História das Religiões, ANPUH, Ano XII, n. 35, p. 09-45, set/dez 2019.
SILVA, Marcílio Rodrigues. Futebol Brasileiro, invenção modernista. In: CORNELSEN, Elcio Loureiro; AUGUSTIN, Günther Herwig; SILVA, Silvio Ricardo da (org.). Futebol, linguagem, artes, cultura e lazer. Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2015.
SOARES, Maria Lucia de Amorim; NOGUEIRA, Eliete Jussara; GOMES, Luiz Fernando; PETARNELLA, Leandro. Manifesto dos Pioneiros versus Manual Didático de Literaturas estrangeiras: Igreja Católica frente à Revolução escolanovista. Campinas: Revista HISTEDBR On-Line, n. 42, p. 133-142, jun/2011.
SOARES, Priscila Gonçalves; MORORO, Anderson. Futebol e práticas corporais no final do século XIX e início do XX em Juiz de Fora/ MG. Rio de Janeiro: Recorde: Revista de História do Esporte. v.4, p. 1-17, 2011.
SOUZA NETO, Georgino Jorge de. A invenção do torcer em Belo Horizonte: da assistência ao pertencimento clubístico (1904-1930). Dissertação (Estudos do Lazer), Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.
THOMPSON, Edward Palmer. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Organizadores: Antonio Luigi Negro e Sergio Silva. 2ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.
THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
ZULIAN, Rosângela, PEREIRA, Denise. Ponta Grosa: rumo aos pressupostos da romanização. Ponta Grossa: Revista de História Regional, vol. 11, n. 2, p. 71-92, inverno, 2006.
Fontes
AH!... Lar Catholico. Juiz de Fora, n.43, 1933, p.340-341
ESCOLHERÁ MAIS TARDE. Lar Catholico. Juiz de Fora, n.50, 1938, p.398.
EVANGELHO. Lar Catholico. Juiz de Fora, n.37, 1926, p.290.
HONTEM E HOJE. Lar Catholico. Juiz de Fora, n.41, 1928, p.326.
LILI PALHARES. Lar Catholico. Juiz de Fora, n.35, 1929, p.278.
O GRANBERIENSE. Granberiense, Juiz de Fora, ano 76, n.1, abr. 2007.
OUTROS ESTADOS. Lar Catholico. Juiz de Fora, 1923, p. 7.
OUTROS ESTADOS. Lar Catholico. Juiz de Fora, n.37, 1926, p.290.
PINGOS. Lar Catholico. Juiz de Fora, n.37, 1926, p.290.
PREGANDO. Lar Catholico. Juiz de Fora, n.47, 1937, p.320.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013
SEMENTES. Lar Catholico. Juiz de Fora, n.44, 1934, p.346
SINCERA CAMARADAGEM. Lar Catholico, Juiz de Fora, n.26, 1921, p.8
SINCERA CAMARADAGEM. Lar Catholico, Juiz de Fora, n.26, 1921, p.8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de História Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.