O mito do São Tomé americano e a circularidade cultural na América colonial

Autores

  • Thiago Leandro Vieira Cavalcante Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

História Indígena, Etnoistória, São Tomé, Jesuítas, América Colonial

Resumo

Este artigo apresenta algumas evidências de circularidades culturais ocorridas nas situações de contato entre europeus e índios na América Colonial (Séc. XVI e XVII). Destacando-se a resignificação de mitos indígenas, que assumiram a identidade do Apóstolo Tomé para os missionários cristãos. Nesse contexto os jesuítas beneficiam-se enquanto sucessores apostólicos e os índios foram incluídos no mundo cristão.

Biografia do Autor

Thiago Leandro Vieira Cavalcante, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina e especialização em História Social e Ensino de História pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é mestrando da Universidade Federal da Grande Dourados, Secretário da ANPUH - Seção MS, Coordenador de comunicação e intercâmbio da APGH-UFGD, Editor da Revista Eletrônica História em Reflexão e professor na rede estadual e municipal em Dourados - MS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Religiões e Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Reduções jesuítico-guarani e Mito do Sumé - São Tomé.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-15

Como Citar

VIEIRA CAVALCANTE, T. L. O mito do São Tomé americano e a circularidade cultural na América colonial. Revista de História Regional, [S. l.], v. 13, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2257. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos