Nupcialidade no sertão paulista, século XIX
Palavras-chave:
Fronteira, nupcialidade, consanguinidadeResumo
Este trabalho trata da nupcialidade numa área do sertão paulista - região situada entre os rios Tietê e Paranapanema - na segunda metade do século XIX. Com base em registros paroquiais e cartoriais, pôde-se verificar que o mês preferido para os casamentos era fevereiro, enquanto que aquele a ser evitado era março, padrão comum a outras localidades brasileiras. Sábado era, de longe, o dia em que mais ocorriam estas cerimônias, concentrando quase a metade delas. Sexta-feira era um dia a ser evitado. As noivas lençoenses de primeiro casamento apresentavam uma idade média comum às noivas de outras regiões do país, o mesmo não se sucedendo com os noivos. Os casamentos entre nubentes aparentados também se verificou em Lençóes, conseqüência da dispersão da população em bairros rurais, distantes do núcleo urbano e formados, em parte, por famílias. Há diferenças significativas quanto à origem dos noivos: a mobilidade espacial dos homens era maior do que a das mulheres. Boa parte destas era originária da própria freguesia/vila de Lençóes, o que não era o caso dos noivos homens.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.