"Sou um historiador e não um fornecedor de imundícies!" - medicina experimental e hereditariedade no naturalismo de Émile Zola. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.029052

Autores

  • Marília Mezzomo Rodrigues UFSC

Palavras-chave:

naturalismo, medicina experimental, hereditariedade

Resumo

Na segunda metade do século XIX, o romance naturalista, mais precisamente o de Émile Zola, fixava analogias entre a fisiologia e o meio, personagens determinadas por este e portadores de caracteres físicos para além da simples aparência – doenças, defeitos, hereditariedade, saúde, tudo concorria para tornar a narrativa verossímil. Assim como os personagens, o próprio meio e as comunidades criadas pelo texto literário também parecem pulsar, tornar-se doentes ou sadios, fenecer, morrer. E tal percepção orgânica do mundo, que consequentemente modificou a forma de registrá-lo, é mais remota, está ligada ao movimento romântico do início daquele século, com origens no final do século XVIII.

Biografia do Autor

Marília Mezzomo Rodrigues, UFSC

Doutora em História (UFSC)

Downloads

Publicado

2010-04-07

Como Citar

RODRIGUES, M. M. "Sou um historiador e não um fornecedor de imundícies!" - medicina experimental e hereditariedade no naturalismo de Émile Zola. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.029052. Revista de História Regional, [S. l.], v. 14, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2351. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos