"Sou um historiador e não um fornecedor de imundícies!" - medicina experimental e hereditariedade no naturalismo de Émile Zola. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.029052
Palavras-chave:
naturalismo, medicina experimental, hereditariedadeResumo
Na segunda metade do século XIX, o romance naturalista, mais precisamente o de Émile Zola, fixava analogias entre a fisiologia e o meio, personagens determinadas por este e portadores de caracteres físicos para além da simples aparência – doenças, defeitos, hereditariedade, saúde, tudo concorria para tornar a narrativa verossímil. Assim como os personagens, o próprio meio e as comunidades criadas pelo texto literário também parecem pulsar, tornar-se doentes ou sadios, fenecer, morrer. E tal percepção orgânica do mundo, que consequentemente modificou a forma de registrá-lo, é mais remota, está ligada ao movimento romântico do início daquele século, com origens no final do século XVIII.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.