A instrução pública primária na Província do Paraná: uma interpretação a partir da atuação do inspetor Joaquim Ignácio Silveira da Mota (1856-1857)
Palavras-chave:
Inspetor Geral, instrução pública primária, ParanáResumo
Na edição de quarta-feira, 21 de Maio de 1856, o jornal paranaense “O Dezenove deDezembro”, na coluna Ao correr da Pena, elogiava a escolha de Joaquim Ignácio Silveira daMota para o cargo de Inspetor Geral da Instrução Pública da Província do Paraná. O objetivodesta pesquisa é compreender, a partir das experiências desse sujeito enquanto Inspetor Geralna Província do Paraná, como a instrução pública primária foi produzida naquele período,suas finalidades e desafios na conjuntura dos primeiros anos da emancipação política da 5ªComarca de São Paulo. Embora anteriormente já houvesse ali uma rede de escolas, comodemonstrou Elvira Mari Kubo (1986), a hipótese perseguida foi de que durante a atuação deSilveira da Mota se configurou a escola dentro do projeto de administração gestado para anova Província, tendo por sua base, dentre outras coisas, a classificação dos saberes a seremensinados, qualificação do corpo docente e captação de recursos para a instrução pública. Oartigo divide-se em três partes. Na primeira, busca-se apresentar o contexto de atuação deSilveira da Mota – a sociedade provincial entre os anos de 1856-1857. Na segunda parte, sãoinvestigadas suas propostas para a escola primária paranaense. A terceira parte apontaalgumas tensões estabelecidas entre o Inspetor e seus contemporâneos em relação a aspectospolíticos ligados à instrução e evidenciados às vésperas da aprovação do PrimeiroRegulamento Geral da Instrução da Província do Paraná. Ao final, são tecidas algumasconsiderações, à guisa de conclusão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.