Há algo de ‘latino’ na história ambiental latino-americana? Novos desafios para a consolidação de uma comunidade intelectual regional

Autores

  • German Alfonso Palacio Castañeda Universidad Nacional de Colombia. Sede Amazonia

Resumo

Desde a década de 90, a história ambiental latino-americana tem enfrentado três obstáculos principais: novidade, dispersão e complexidade. Como um resultado do crescimento tanto em qualidade quanto em quantidade dos estudos, uma perspectiva crítica sobre a história ambiental latino-americana se torna urgente. Desde o século XIX, as Américas foram divididas em ‘Latina’ e ‘Anglo-Saxônica’. Devido a diversos fatores de caráter transnacional que estão enfraquecendo essa divisão, é tempo de repensar criticamente seu significado, utilidade e potencial explicativo. Pode-se perguntar: Há algo ‘latino’ na história ambiental latino-americana? Consequentemente, tanto estudiosos da história ambiental da América Latina quanto da América do Norte devem levar em conta o caráter poroso e debilitado dessa divisão tomando conhecimento do transnacionalismo. Este artigo também explora algumas formas como os estudiosos da América Latina têm explorado as conexões globais e transnacionais inerentes ao estudo da história ambiental.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

PALACIO CASTAÑEDA, G. A. Há algo de ‘latino’ na história ambiental latino-americana? Novos desafios para a consolidação de uma comunidade intelectual regional. Revista de História Regional, [S. l.], v. 20, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/7964. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Tradução