Há algo de ‘latino’ na história ambiental latino-americana? Novos desafios para a consolidação de uma comunidade intelectual regional
Resumo
Desde a década de 90, a história ambiental latino-americana tem enfrentado três obstáculos principais: novidade, dispersão e complexidade. Como um resultado do crescimento tanto em qualidade quanto em quantidade dos estudos, uma perspectiva crítica sobre a história ambiental latino-americana se torna urgente. Desde o século XIX, as Américas foram divididas em ‘Latina’ e ‘Anglo-Saxônica’. Devido a diversos fatores de caráter transnacional que estão enfraquecendo essa divisão, é tempo de repensar criticamente seu significado, utilidade e potencial explicativo. Pode-se perguntar: Há algo ‘latino’ na história ambiental latino-americana? Consequentemente, tanto estudiosos da história ambiental da América Latina quanto da América do Norte devem levar em conta o caráter poroso e debilitado dessa divisão tomando conhecimento do transnacionalismo. Este artigo também explora algumas formas como os estudiosos da América Latina têm explorado as conexões globais e transnacionais inerentes ao estudo da história ambiental.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.