Diferentes vivências: a Revolta dos Colonos de 1957 em Verê/PR
Palavras-chave:
Sudoeste do Paraná, História oral, Experiências sociais, Memória.Resumo
Este artigo apresenta distintas percepções sobre a Revolta dos Colonos de 1957, ocorrida no Sudoeste do Paraná. O levante envolveu diferentes interesses, no campo social, político e econômico, tais aspectos inserem-se em um contexto específico de disputas pela terra na região. Assim, neste artigo o objetivo é refletir narrativas de personagens que participaram ou vivenciaram a Revolta dos Colonos no município de Verê. Através da história oral são apresentadas as experiências de sujeitos que viveram o período ou presenciaram o conflito social, destacando suas trajetórias de vida, seus modos de viver e lutas na terra. A discussão procura privilegiar os sujeitos da Revolta, pessoas sem vínculos com partidos políticos, que não participaram de manifestações comemorativas, mas que possuem muitas memórias a apresentar sobre suas trajetórias de vida. Essas memórias são distintas da Revolta vista por meio de uma memória comemorativa, que além de exaltar de diferentes formas inúmeros sujeitos do meio público político, exclui e minimiza a presença dos colonos, que aqui são entendidos e apresentados como protagonistas de suas conquistas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.