Criminalidade, resistência escrava e abolicionismo na Colônia Leopoldina, Bahia (1800-1888)
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre a criminalidade escrava e derrocada da escravidão na Colônia Leopoldina, localizada ao sul da província Bahia, no período compreendido entre 1880-1888. Inicialmente concebida para ser uma colônia de imigrantes estrangeiros composta por pequenos núcleos familiares, a localidade logo se transformou num empreendimento voltado para a agricultura agroexportadora com base no trabalho escravo e no cultivo de café. Com a crise de braços provocada pelo fim do tráfico negreiro com a África e o incremento do tráfico interprovincial, os proprietários passaram a enfrentar diversos problemas no que se refere à administração da escravaria ali existente. A maximização da exploração da mão de obra cativa, aliada ao crescimento da campanha abolicionista na região e à resistência escrava, deu origem a uma série de violentos conflitos entre senhores e escravos, os quais acabaram por acirrar as contradições entre as referidas classes sociais e interferir no processo de abolição da escravidão na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.