Construção simbólica da região e invenção da identidade: sobre a narrativa didática de Sebastião Paraná
Palavras-chave:
História Regional, Sebastião Paraná, História da Disciplina, Identidade regionalResumo
Este trabalho trata da narrativa didática de Sebastião Paraná de Sá Sottomaio (1864-1938) presente no manual O Brasil e o Paraná, escrito originalmente em 1903 para uso das escolas primárias. Sua ampla aceitação entre os colegas do Ginásio Paranaense e da Escola Normal e as inúmeras reimpressões que recebeu sugere como suas ideias estavam em consonância com os conhecimentos considerados socialmente necessários à época. Na análise observa-se que o livro escolar, adotado na Escola Normal, produziu um saber sobre a geografia e a história do estado e elaborou um conceito de região que pudesse, ao mesmo tempo, caracterizar as fronteiras territoriais e definir uma “identidade” ao Paraná. Na busca por figurar um discurso de construção identitária, o autor elegeu os elementos que se originam dos produtos cultivados no espaço paranaense (erva-mate), do caráter do “povo” paranaense (pinheiro), da atividade manufatureira que atrairia o imigrante laboroso (café). Conclui que o esforço do intelectual em buscar raízes para explicar a especificidade regional constituiu-se em tarefa cívica e compromisso social de diversos letrados brasileiros que viveram os anos finais do século XIX e as décadas iniciais do século XX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.