O fim de uma company town: do processo de estatização às manifestações dos trabalhadores da Southern Brazil Lumber and Colonization Company (1940-1956)
Palavras-chave:
empresas incorporadas, serraria Lumber, trabalhadores.Resumo
O presente trabalha analisa o processo de estatização da Southern Brasil Lumber and Colonization Company, conhecida popularmente como serraria Lumber e da consequente manifestação dos trabalhadores. Sendo a maior serraria da América do Sul, no inicio do século XX, ela implantou uma company town no município de Três Barras-SC. No ano de 1940 a serraria foi estatizada. Nesta fase a administração estava subordinada a Superintendência das Empresas Incorporadas a União que investiu tanto na produção como na infraestrutura do patrimônio edificado. No ano de 1952 ocorreu a transferência da serraria Lumber para o Ministério do Exército. Foram anos de indecisão quanto ao futuro dos trabalhadores e de atraso nos pagamentos. As manifestações por direitos trabalhistas aconteceram via correspondências e encontros com representantes do governo. Para realização da pesquisa foram consultadas as seguintes fontes: imprensa escrita, documentos de ordem legal, correspondências da Superintendência das Empresas Incorporadas a União, entrevistas semiestruturadas e referencial bibliográfico. Concluiu-se que contribuíram para a solução da crise trabalhista a organização dos trabalhadores, somada aos interesses da representação política e a participação da imprensa. Muitos trabalhadores migraram para outras cidades e a economia local entrou em declínio. Quando da decisão final sobre a situação trabalhista, em 1956, dos 809 trabalhadores que contava a serraria Lumber em 1943, restaram apenas 37 que optaram por permanecer em suas funções, no Ministério da Guerra e 136 que “espontaneamente” resolveram demitir-se.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.