“Eu só mostrei que eu existo! Que sou Marivalda, filha de Xangô!”: Rainha Marivalda e sua luta contra o apagamento social através do Maracatu-Nação (Recife –PE)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i1.0012

Abstract

O artigo se dedica a pensar a relação entre espacialidade, cultura e identidade feminina negra e tem como objetivo compreender as territorialidades de Marivalda Maria dos Santos, rainha e presidenta da nação de maracatu Estrela Brilhante de Recife, e homenageada do Carnaval de 2023 pela Prefeitura do Recife. Esta pesquisa integra minha tese de doutorado e seus dados primários foram construídos através de metodologia qualitativa, aliando trabalhos de campo com viés participante a entrevistas semiestruturadas e conversas do cotidiano com meus interlocutores. A análise dos dados revelou que o maracatu­nação é ferramenta para o rompimento de invisibilidades socioespaciais e para a construção de autoestima de mulheres e comunidades negras.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Larissa Lima de Souza, Colégio Pedro II/ PPGG-UFRJ

Professora de Geografia no Colégio Pedro II e Doutoranda em Geografia (UFRJ). No Ensino Superior, possui experiência como professora das disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino de Geografia na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE-UFF). É especialista em Ensino de História da África e atua desde 2012 como professora de Geografia na rede pública de ensino. Atualmente, é docente colaboradora do Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (EREREBÁ) ofertado pelo Colégio Pedro II e integrante do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) da mesma instituição; também atua como pesquisadora vinculada ao grupo GEOPPOL (Grupo de Pesquisas sobre Política e Território) da UFRJ. Seus interesses e experiências em pesquisas se relacionam a: Geografias Negras; Geografia e Música; Geografia e Festas; Redes Culturais; Culturas afrodiaspóricas, especialmente o Maracatu de Baque Virado; História e Culturas africanas afro-brasileiras; Relações Étnico-raciais na Educação; Ensino de Geografia; Geografia e Gênero; Geografia Política; Estudos Decoloniais; Sistemas Alimentares Sustentáveis.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-08-01

Fascicolo

Sezione

Geografias Feministas Negras