Ciberespaço e Representatividade da Mulher nas Campanhas Publicitárias de Lojas de Produtos Femininos no Instagram

Autores

  • Ana Alice de Sousa Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0002-9518-8565
  • Ana Carolina Souza Soldatelli Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Lirian Keli dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Felipe Deodato da Silva e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0001-9445-9493

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i2.0003

Resumo

O ciberespaço é um importante ambiente comunicacional para as interações humanas. Ele também é uma camada virtual em rede situada acima das estruturas físicas geográficas, sendo assim, é parte da infraestrutura social e econômica. As empresas promovem produtos nesse espaço, por exemplo, via redes sociais, buscando alcançar determinados públicos, como o público feminino. O estudo analisou como tais campanhas representam a figura feminina em perfis comerciais no Instagram. Considerando também o corpo enquanto espaço exposto, foi desenvolvido o Indicador de Diversidade da Representatividade (ID), a partir das características de modelos presentes nas postagens. A análise de 389 publicações de 39 perfis mostrou uma predominância de mulheres brancas e jovens, mas houve aumento da representação de mulheres plus size e negras nos últimos anos, embora ainda sejam sub­ representadas. Outras representações femininas apresentaram pouca ou nenhuma participação. A baixa diversidade em propagandas negligencia importantes grupos e suas demandas ao priorizar a imagem, o consumo e as necessidades de uma “mulher ideal”.

Biografia do Autor

Ana Alice de Sousa, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás

Ana Carolina Souza Soldatelli, Centro Universitário do Vale do Araguaia

Centro Universitário do Vale do Araguaia

Lirian Keli dos Santos , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Felipe Deodato da Silva e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos