MULHERES VENEZUELANAS NO ESTADO DE RORAIMA: DESAFIOS DE PROTEÇÃO DIANTE DA NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSECCIONAIS

Autores

  • Karen Carvalho Rosaboni Universidade de Brasília (UnB)
  • Maria Eduarda De’Carli Santos Moury Fernandes
  • Carolina Becker Peçanha

Resumo

O artigo tem como objetivo estabelecer o diálogo entre fluxos migratórios mistos e os desafios de proteção às mulheres venezuelanas, que atravessam a fronteira até o Brasil, a partir da necessidade de uma perspectiva interseccional das políticas públicas. Por meio da pesquisa bibliográfica, pretendemos fazer uma abordagem teórica sobre a migração feminina venezuelana no estado de Roraima. Utilizam-se insumos teóricos para um breve estudo de questões de gênero e a “feminização das migrações”. Nesse sentido, o seu desdobramento esbarra na migração sexual e prostituição, seguida de um questionamento sobre a maneira como o aparato estatal lida com a vulnerabilidade desta população. Diante das dificuldades encontradas, pretende-se analisar a necessidade de políticas públicas interseccionais que contemplem a não homogeneidade da população venezuelana, com especial enfoque nas mulheres migrantes.

Palavras-chave: Fluxos migratórios mistos. Mulheres venezuelanas. Políticas públicas.

Biografia do Autor

Karen Carvalho Rosaboni, Universidade de Brasília (UnB)

Mestranda em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2016).

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

ROSABONI, K. C.; FERNANDES, M. E. D. S. M.; PEÇANHA, C. B. MULHERES VENEZUELANAS NO ESTADO DE RORAIMA: DESAFIOS DE PROTEÇÃO DIANTE DA NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSECCIONAIS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 89–96, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12157. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos, Migrações Internacionais e Cidadania