MODELO INTERATIVO NA INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO EM NAMPULA-MOÇAMBIQUE
Resumo
A inclusão é uma das abordagens mais discutida na atualidade no campo da educação, por exigir adaptações às condições individuais das crianças. O presente artigo, tem com tema; modelo interativo de inclusão escolar, tem como objetivo discutir a promoção da inclusão escolar de crianças portadoras de deficiências a partir de modelos interativos. O mesmo é fruto de experiências socioprofissionais que o autor foi vivenciando durante alguns anos como cidadão e docente de Necessidades Educativas Especiais na Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação de Nampula[1]. O estudo se apoia em experiências profissionais e leituras obras literaria que teoricamente discutem o fenômeno de inclusão escolar e apresentam possíveis estratégias de interação professor-aluno, aluno-aluno entre outros intervenientes no processo. O artigo não traz soluções, mas algumas sugestões em forma de modelos de procedimentos dos intervenientes no processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais em turmas regulares.
Palavras-chave: Modelo; Interação; Inclusão escolar; Crianças
[1] Nampula é uma província situada na região norte de Moçambique. A sua capital é a cidade de Nampula, localizada a cerca de 2150 km a norte da cidade de Maputo, a capital do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).