MODELO INTERATIVO NA INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO EM NAMPULA-MOÇAMBIQUE

Autores

Resumo

A inclusão é uma das abordagens mais discutida na atualidade no campo da educação, por exigir adaptações às condições individuais das crianças. O presente artigo, tem com tema; modelo interativo de inclusão escolar, tem como objetivo discutir a promoção da inclusão escolar de crianças portadoras de deficiências a partir de modelos interativos. O mesmo é fruto de experiências socioprofissionais que o autor foi vivenciando durante alguns anos como cidadão e docente de Necessidades Educativas Especiais na Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação de Nampula[1]. O estudo se apoia em experiências profissionais e leituras obras literaria que teoricamente discutem o fenômeno de inclusão escolar e apresentam possíveis estratégias de interação professor-aluno, aluno-aluno entre outros intervenientes no processo. O artigo não traz soluções, mas algumas sugestões em forma de modelos de procedimentos dos intervenientes no processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais em turmas regulares.

 

Palavras-chave: Modelo; Interação; Inclusão escolar; Crianças

 


[1] Nampula é uma província situada na região norte de Moçambique. A sua capital é a cidade de Nampula, localizada a cerca de 2150  km a norte da cidade de Maputo, a capital do país.

Biografia do Autor

Rosario Martinho Sunde, PUCRS-Brasil

Doutorando de Psicologia Clinica na PUCRS-Brasil

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

SUNDE, R. M. MODELO INTERATIVO NA INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO EM NAMPULA-MOÇAMBIQUE. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 166–174, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/13696. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre