UTILIZAÇÃO DA REVISÃO SISTEMÁTICA EM TURISMO: PANORAMA INTERNACIONAL E IBERO-AMERICANO DOS TRABALHOS PRESENTES NO SCOPUS E REDALYC
Resumo
A revisão sistemática é um procedimento que pode ser utilizado no embasamento teórico que é fundamental e presente em todas as investigações científicas, ou quando a pesquisa se caracteriza exclusivamente como bibliográfica. Observa-se um aumento no interesse dos estudos do Turismo em aplicar a técnica, assim, este artigo tem o objetivo de descrever a utilização da revisão sistemática nos estudos internacionais e ibero-americanos do Turismo. É uma pesquisa exploratória e descritiva, realizada com revisão de literatura assistemática e pesquisa nos bancos de dados científicos Scopus e Redalyc com uso dos descritores “revisão sistemática” e “turismo” combinados (em inglês e em português). Foram analisados 231 trabalhos e verificando-se o período de sua publicação confirmou-se uma tendência ascendente. Dentre os principais resultados, constatou-se a predominância dos documentos do tipo artigo científico nas bases de dados, que a maior parte das publicações internacionais da temática vem da Austrália e de Hong Kong com poucos autores que se repetem na amostra. Também se observou que os estudos com revisão sistemática vêm sendo publicados em revistas de alto fator de impacto e/ou bem avaliadas em seus contextos locais. A base Scopus apresentou mais recursos para a pesquisa do que a base Redalyc. Há uma maior difusão dos estudos internacionais, publicados em inglês, do que dos estudos ibero-americanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).