VIGIAR E CONSUMIR:

A DISCIPLINA DO LAZER NOS SHOPPINGS CENTERS

Autores

Resumo

O presente artigo pretende apreender as relações que podem ser estabelecidas entre as prisões, os hospitais, o quartel e a fábrica com outro ambiente mais contemporâneo que vem se proliferando em nossa época: os shoppings centers. Para tanto utilizaremos a análise de Michel Foucault acerca dos mecanismos disciplinares desenvolvida principalmente em sua obra Vigiar e Punir. Desdobrando as técnicas apontadas pelo autor na construção dos corpos dóceis – a arte das distribuições; o controle da atividade; a organização das gêneses; a composição das forças – bem como no que se refere aos recursos para o bom adestramento – a vigilância hierárquica; a sanção normalizadora; o exame – pretende-se notar o modo correlato com que esses ambientes de consumo modernos se constituem. Ademais destacar-se-á o panoptismo enquanto mecanismo de controle aprimorado tecnologicamente nesses espaços.

Biografia do Autor

GUILHERME DE FREITAS LEAL, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Filosofia stricto-sensu acerca do pensamento de Michel Foucault pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás

Telma Ferreira do Nascimento Durães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Sociologia e Ciência Política pela Universidad Complutense  de Madrid (título reconhecido no Brasil pela Unicamp). Docente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Integrante do NECREVI -  Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência.

Downloads

Publicado

2021-02-17

Como Citar

LEAL, G. D. F.; DURÃES, T. F. do N. VIGIAR E CONSUMIR: : A DISCIPLINA DO LAZER NOS SHOPPINGS CENTERS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 28, p. 16, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/14832. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos