A COVID-19 EM PONTA GROSSA (PARANÁ): UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL FRENTE À EVOLUÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E À SEGURANÇA SANITÁRIA
Resumo
Este artigo analisa a Legislação de Ponta Grossa para regulamentação das atividades do município frente à conjuntura de pandemia do Coronavírus, com foco na evolução epidemiológica e na segurança sanitária. De 16 de março e 30 de junho de 2020 foram promulgados 46 dispositivos legais pelo município. 16 destes dispositivos implementaram medidas rígidas para o DSA, 20 proporcionaram o abrandamento do distanciamento social e 10 foram paliativos. A maior taxa de isolamento social na cidade atingiu média semanal de 51,76%, no mês de março, entretanto até a última semana do mês de junho este índice caiu 15,75%, atingindo média de 36,01%. A paulatina redução do isolamento social guarda relação com o abrandamento da legislação municipal o que impacta no crescimento de contaminados pela COVID-19. A análise reforça que as políticas públicas que visam o DSA auxiliam na contenção do aumento do número de contaminados e, assim, evitam a quarentena comunitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).