CURRÍCULO: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E HISTÓRICA

Autores

  • Elisabeth Silveira Schmidt

Palavras-chave:

currículo, Sociologia do currículo, teorias curriculares no Brasil

Resumo

O currículo deve ser alvo de inúmeros estudos pelos profissionais da educação, pois sem uma compreensão do que tenha acontecido nessa esfera, as outras mudanças têm pouco sentido e quase nenhuma razão de ser. A finalidade desta investigação é esboçar alguns dos ingredientes essenciais ao estudo da Teoria de Currículo: uma abordagem conceitual e histórica de currículo, como um movimento de contínua análise, reformulação, problematização e questionamentos, tendo a Sociologia do Currículo como um importante e fundamental elemento. A abordagem leva em consideração que currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social, que não é um elemento transcendental e atemporal, portanto tem história, que precisa ser estudada e compreendida. A caminhada conceitual e histórica realizada, inclusive abordando especificamente o caso Brasil, revela que a construção das conceituações de currículo são produções humanas que estão marcadas pelas opções valorativas realizadas em cada tempo e lugar, construindo a concepção curricular vigente, sempre com a idéia de que ela é a mais nova e a melhor para o contexto vivido.

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Publicado

2009-07-08

Como Citar

SCHMIDT, E. S. CURRÍCULO: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E HISTÓRICA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 11, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2744. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos