TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO

Autores

  • Graziela Giusti Pachane Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas-SP

Palavras-chave:

educação superior, desenvolvimento profissional do professor, docência universitária, qualidade do ensino, Unicamp

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre a importância da formação peda-gógica para o professor universitário, a partir da análise do Programa de Estágio e Capacitação Docente – PECD, desenvolvido na UNICAMP entre 1993 e 2000. Busca levantar as possíveis razões pelas quais a formação pedagógica do professor universitário tem sido negligenciada ao longo da história do ensino superior e os aspectos que apontam para a crescente necessidade desta formação ser tomada de modo mais sistemático, enfatizando, entre outros fatores, as mudanças por que vem passando o sistema de ensino superior no Brasil e as alterações que vêm se processando no contexto da educação superior. À luz dos conceitos atualmente abordados pela literatura na área, a análise do PECD apresenta breve histórico de sua constituição, sua influência na formação pedagógica dos estagiários, a avaliação de sua organização e o impacto de sua realização no âmbito da UNICAMP. As análises permitem-nos concluir que: a) os programas voltados à formação pedagógica do professor universitário são necessários, possíveis de ser realizados e capazes de despertar naqueles que deles participam – sejam eles professores iniciantes ou veteranos – maior comprometimento com as questões educacionais; b) a formação pedagógica do professor universitário deve ultrapassar os limites do desenvolvimento de habilidades práticas, buscando realizar-se de modo a integrar atividades de docência e pesquisa, ou momentos de reflexão e ação; e c) que tais programas podem ter na pós-graduação, em especial no doutorado, um momento privilegiado para sua realização.

Downloads

Publicado

2009-07-22

Como Citar

PACHANE, G. G. TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2768. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos