JORNALISMO CIENTÍFICO: O COMPROMISSO DE DIVULGAR CIÊNCIA À SOCIEDADE - A COMUNICAÇÃO ENTRE JORNALISTAS E PESQUISADORES E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS
Palavras-chave:
comunicação científica, jornalismo especializado, ética profissionalResumo
O presente trabalho mostra as principais características do jornalismo científico, ressaltando a importância do trabalho jornalístico enquanto “tradutor” de uma linguagem extremamente especializada, utilizada pelos pesquisadores, e a divulgação do resultado de pesquisas para o público leigo. São abordadas também as dificuldades encontradas pelos jornalistas e cientistas no processo de disseminação, pois, embora lutem pela mesma causa, a melhoria da vida da sociedade, os profissionais destas áreas divergem em alguns pontos. Entre os impasses estão a simplificação exagerada e a sensacionalização na publicação dos resultados de trabalhos científicos. Um profissional que almeja especializar-se nesta área precisa ter consciência de que deve também ser um pesquisador, ou seja, estudar muito o tema pautado, para não colocar em risco o trabalho do cientista. Deve-se ter em mente também que uma informação deturpada pode causar sérias conseqüências à sociedade. A origem do jornalismo científico, suas funções, objetivos e a ética jornalística são os principais aspectos tratados ao longo do texto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).