RELAÇÕES DE GÊNERO, MÍDIA ESCRITA E CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISE DO DISCURSO NAS REVISTAS TRIP E TPM. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i1.0007

Autores

  • Fernanda Burbulhan
  • Rafael Siqueira de Guimarães UNICENTRO

Palavras-chave:

relações de gênero, mídia escrita, contemporaneidade

Resumo

Com o decorrer do tempo houve grandes avanços teóricos nos estudos de gênero. Porém, na prática, nossa sociedade continua dividida em duas. Assim, as categorias universais de ser/estar no mundo continuam estáticas e uma das variáveis que tornam esta situação invariável é a mídia. Considerando isto, propusemo-nos a ler criticamente, sob o referencial da Análise de Discurso, duas revistas, voltadas cada uma para um dos sexos, e perceber de que forma seus conteúdos expressam as relações de gênero. Com isto, percebemos um discurso sexista fragmentado, estando este já cristalizado na publicação de duas revistas diferentes, TRIP e TPM, assim como na confi guração das matérias de cada uma, em suas capas e até mesmo nos ensaios fotográfi cos. Desta forma, os conteúdos veiculados por cada uma das revistas e para cada um dos sexos são muito diferentes e carregam posições aparentemente imparciais, mas fundamentalmente implicadas com antigos padrões de pensamento e conduta.

Biografia do Autor

Fernanda Burbulhan

Psicóloga.

Rafael Siqueira de Guimarães, UNICENTRO

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus Irati. Psicólogo, Doutor em Sociologia.

Downloads

Publicado

2012-05-17

Como Citar

BURBULHAN, F.; DE GUIMARÃES, R. S. RELAÇÕES DE GÊNERO, MÍDIA ESCRITA E CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISE DO DISCURSO NAS REVISTAS TRIP E TPM. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i1.0007. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 67–76, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2999. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos