UMA APLICAÇÃO MODELO DA ARBITRAGE PRICING THEORY PARA O SETOR DE BENS INDUSTRIAIS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0003

Autores

  • Altamir Schembergue Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Emerson Martins Hilgemberg Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

APT, Precificação de ativos, Bens industriais

Resumo

Este artigo analisou a influência dos fatores macroeconômicos no retorno das ações do setor de bens industriais negociados na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) no período de dezembro de 1999 a junho de 2010. Para tanto foi utilizada a abordagem da Arbitrage Pricing Theory (APT), realizando-se regressões em séries temporais, as quais tinham como variáveis explicativas dos retornos o índice Bovespa, a produção industrial, a taxa de inflação, a balança comercial, a taxa Selic, o índice Dow Jones e taxa de câmbio. Estas variáveis mostraram-se significativas para todas as ações, porém observaram-se diferenças nos resultados por conta das características individuais de cada empresa (fatores idiossincráticos). O índice Bovespa foi significativo para oito das nove ações analisadas, a taxa de inflação foi significativa para cinco das nove ações e a variável taxa de câmbio não se mostrou significativa para nenhuma das ações.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

SCHEMBERGUE, A.; HILGEMBERG, E. M. UMA APLICAÇÃO MODELO DA ARBITRAGE PRICING THEORY PARA O SETOR DE BENS INDUSTRIAIS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0003. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 159–167, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3082. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos