UMA APLICAÇÃO MODELO DA ARBITRAGE PRICING THEORY PARA O SETOR DE BENS INDUSTRIAIS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0003
Palavras-chave:
APT, Precificação de ativos, Bens industriaisResumo
Este artigo analisou a influência dos fatores macroeconômicos no retorno das ações do setor de bens industriais negociados na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) no período de dezembro de 1999 a junho de 2010. Para tanto foi utilizada a abordagem da Arbitrage Pricing Theory (APT), realizando-se regressões em séries temporais, as quais tinham como variáveis explicativas dos retornos o índice Bovespa, a produção industrial, a taxa de inflação, a balança comercial, a taxa Selic, o índice Dow Jones e taxa de câmbio. Estas variáveis mostraram-se significativas para todas as ações, porém observaram-se diferenças nos resultados por conta das características individuais de cada empresa (fatores idiossincráticos). O índice Bovespa foi significativo para oito das nove ações analisadas, a taxa de inflação foi significativa para cinco das nove ações e a variável taxa de câmbio não se mostrou significativa para nenhuma das ações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).