DIFERENÇAS SOCIOECONÔMICAS ENTRE TRABALHADORES INFORMAIS E FORMAIS PARANAENSES. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0003

Autores

  • Edicléia Lopes Cruz de Souza Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão
  • Edinéia Lopes Cruz Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Mercado de trabalho. Informalidade. Diferenças socioeconômicas.

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar as diferenças socioeconômicas entre os trabalhadores paranaenses formais e informais. Para tanto, utilizaram-se dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2009, sobre os trabalhadores paranaenses na faixa etária de 18 a 70 anos. As pesquisas sobre a inserção na formalidade ou na informalidade chamam a atenção para a diferença nas condições de trabalho e, principalmente, para a desigualdade de remuneração entre as ocupações nas duas modalidades. Os resultados dessa pesquisa corroboram essa situação no mercado de trabalho do Paraná, em que a maioria dos trabalhadores formais (46,3%) recebe mais que dois salários mínimos mensais, o que é quase o dobro da população que recebe o mesmo valor no mercado informal. A renda baixa dos trabalhadores informais pode estar relacionada à baixa escolaridade, uma vez que os resultados mostraram que 37,55% dos ocupados informalmente apresentaram entre 0 e 4 anos de estudo. Do ponto de vista social, a informalidade tem o papel de absorver aqueles que, por algum motivo desfavorável, estão fora do mercado de trabalho formal. Para muitos indivíduos pauperizados que estão à margem do sistema, a inserção no trabalho nessa condição é uma forma de garantir o mínimo necessário à sobrevivência.


Biografia do Autor

Edicléia Lopes Cruz de Souza, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão

Professora Assistente da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - FECILCAM/Campo Mourão.

Edinéia Lopes Cruz Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE/Toledo-PR

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

SOUZA, E. L. C. de; SOUZA, E. L. C. DIFERENÇAS SOCIOECONÔMICAS ENTRE TRABALHADORES INFORMAIS E FORMAIS PARANAENSES. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0003. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 35–45, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/4095. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos