EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA E VIOLÊNCIA NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE DE PAINEL DINÂMICO DE DADOS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0005

Autores

  • Rogério Allon Duenhas Federação das Indústrias do Paraná
  • Flávio de Oliveira Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Eduardo Gelinski Júnior Unoesc

Palavras-chave:

Educação, Segurança Pública, Violência, Municípios, Painel de Dados

Resumo

O aumento da violência tem motivado pesquisas buscando soluções alternativas para amenizar o problema. Os trabalhos empíricos revelam que alguns aspectos econômicos, como a concentração de renda, e aspectos sociais, como um ambiente familiar desestruturado, conseguem explicar a ocorrência do crime e da violência. No entanto, não há convergência a respeito das variáveis de educação e segurança pública no combate a esse mal. Alguns trabalhos mostram uma relação direta do nível educacional com o crime e inversa com a violência. Quanto ao impacto da segurança pública, os resultados são contraditórios. Essa discordância de resultados é decorrente da endogenidade entre gastos em segurança pública e taxas de crime e violência. O presente trabalho contorna o problema da endogenidade através de um Painel Dinâmico com dados de 2000-2005 para os 5506 municípios brasileiros e encontra um impacto negativo dos gastos em segurança pública e educação sobre os níveis de violência, ou seja, quanto maior os gastos nessas rubricas, menor o número de homicídios no município.  

Downloads

Publicado

2014-09-27

Como Citar

DUENHAS, R. A.; GONÇALVES, F. de O.; JÚNIOR, E. G. EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA E VIOLÊNCIA NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE DE PAINEL DINÂMICO DE DADOS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0005. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 179–191, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6042. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Violência Urbana - Volume II