FRACASSO ESCOLAR: UMA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DE BOURDIEU. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0006
Palavras-chave:
Fracasso escolar. Função da escola. Violência Simbólica.Resumo
Este artigo objetiva considerar o tema fracasso escolar na perspectiva sociológica abordada pelo teórico Pierre Bourdieu, influente no campo educacional. Este autor traz contribuições importantes e que muito favorecem a explicitação de tal assunto. Pretende-se, inicialmente, traçar um breve panorama histórico dos problemas relacionados à aprendizagem no universo educacional brasileiro, os quais são fruto de um sistema de ensino proposto para privilegiar a minoria. Em seguida, toma-se como referência a abordagem sociológica de Bourdieu sobre a função da escola nas sociedades capitalistas e, por fim, o conceito de Violência Simbólica no contexto escolar. Nesse contexto, intenta-se promover uma reflexão crítica acerca de práticas discursivas que disseminam valores pré-concebidos e excludentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).