FRACASSO ESCOLAR: UMA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DE BOURDIEU. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0006

Autores

  • Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Palavras-chave:

Fracasso escolar. Função da escola. Violência Simbólica.

Resumo

Este artigo objetiva considerar o tema fracasso escolar na perspectiva sociológica abordada pelo teórico Pierre Bourdieu, influente no campo educacional. Este autor traz contribuições importantes e que muito favorecem a explicitação de tal assunto. Pretende-se, inicialmente, traçar um breve panorama histórico dos problemas relacionados à aprendizagem no universo educacional brasileiro, os quais são fruto de um sistema de ensino proposto para privilegiar a minoria. Em seguida, toma-se como referência a abordagem sociológica de Bourdieu sobre a função da escola nas sociedades capitalistas e, por fim, o conceito de Violência Simbólica no contexto escolar. Nesse contexto, intenta-se promover uma reflexão crítica acerca de práticas discursivas que disseminam valores pré-concebidos e excludentes.

Biografia do Autor

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Doutoranda em Educação pela PUC/GO. Mestra em Educação pela PUC/GO. Professora da rede pública municipal de educação de Goiânia.

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Publicado

2014-09-27

Como Citar

RIBEIRO DA SILVA HIDALGO, K. FRACASSO ESCOLAR: UMA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DE BOURDIEU. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0006. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 193–204, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6045. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Violência Urbana - Volume II