INDIVIDUALISMO: O PAPEL DA “COMUNIDADE FANTASMA” COMO REDE SOCIAL INCORPORADA NA CONSTRUÇÃO DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DESVIANTE. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0002
Palavras-chave:
socialização, interaccionismo simbólico, redes sociais, individualismo, comportamento desvianteResumo
A emergência do individualismo é apresentada como um ciclo vicioso de socialização-internalização-socialização. O individualismo emerge baseado no grau de respostas comportamentais permitidas no processo de socialização e do “outro generalizado” incorporado durante esse processo. Comportamento desviante surge aqui como uma característica individual das comunidades minor, cada uma com suas específicas práticas de socialização e (sub)cultura, cujas atitudes e expectativas colectivas e “comunidade fantasma” são incongruentes com o comportamento esperado pela comunidade de maior escala ou sociedade. A manipulação da rede social de um indivíduo providencia a oportunidade de induzir “outros fantasma” socialmente saudáveis e prevenir comportamentos desviantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).