INDIVIDUALISMO: O PAPEL DA “COMUNIDADE FANTASMA” COMO REDE SOCIAL INCORPORADA NA CONSTRUÇÃO DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DESVIANTE. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0002

Autores

  • Vitor Teixeira Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

socialização, interaccionismo simbólico, redes sociais, individualismo, comportamento desviante

Resumo

A emergência do individualismo é apresentada como um ciclo vicioso de socialização-internalização-socialização. O individualismo emerge baseado no grau de respostas comportamentais permitidas no processo de socialização e do “outro generalizado” incorporado durante esse processo. Comportamento desviante surge aqui como uma característica individual das comunidades minor, cada uma com suas específicas práticas de socialização e (sub)cultura, cujas atitudes e expectativas colectivas e “comunidade fantasma” são incongruentes com o comportamento esperado pela comunidade de maior escala ou sociedade. A manipulação da rede social de um indivíduo providencia a oportunidade de induzir “outros fantasma” socialmente saudáveis e prevenir comportamentos desviantes.

Biografia do Autor

Vitor Teixeira, Universidade de Coimbra

Investigador Júnior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Doutorando de Antropologia Social e Cultural na Universidade de Coimbra

Downloads

Publicado

2014-09-26

Como Citar

TEIXEIRA, V. INDIVIDUALISMO: O PAPEL DA “COMUNIDADE FANTASMA” COMO REDE SOCIAL INCORPORADA NA CONSTRUÇÃO DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DESVIANTE. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0002. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 139–146, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6151. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Violência Urbana - Volume II