Women on Waves: o fim do patriarcalismo e os movimentos sociais à luz de um novo feminismo

Autores

  • Rômulo Orlandini UFSCar
  • Érica Masiero Nering USP
  • Aline Emi Naoe UNICAMP

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Feminismo, Women on Waves, Gêneros, Patriarcalismo

Resumo

O Women on Waves (WoW) é um movimento social criado para informar mulheres sobre a prevenção de gravidez e aborto. Diante das teorias sobre Novos Movimentos Sociais e dos conceitos de nacionalidade e patriarcalismo buscamos fazer uma análise desse movimento no contexto da contemporaneidade dos movimentos feministas. Como suas ações se desenvolveram diante dos contextos da nossa sociedade? Qual o papel de um movimento como esse diante da questão do aborto? Este artigo é resultado da reflexão teórica sobre a prática e a atualidade desse polêmico grupo e suas ações.

Biografia do Autor

Rômulo Orlandini, UFSCar

Doutor Ciência Política pela UFSCar. Mestre em Linguística pela UFSCar. Especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor/UNICAMP. Graduado em Jornalismo pela PUC-Campinas. Pesquisador do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso - GEGE UFSCar e do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã - Lecotec - UNESP.

Érica Masiero Nering, USP

Doutoranda e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA- USP. Graduada em Comunicação Social- Jornalismo pela UNESP. Pesquisadora do CEDIPP- Centro de Pesquisa em Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada da ECA- USP e do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã - Lecotec - UNESP.

Aline Emi Naoe, UNICAMP

Especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor/UNICAMP e em Linguagem, Cultura e Mídia pela UNESP. Graduada em Comunicação Social- Jornalismo pela UNESP.

Downloads

Publicado

2015-09-11

Como Citar

ORLANDINI, R.; NERING, Érica M.; NAOE, A. E. Women on Waves: o fim do patriarcalismo e os movimentos sociais à luz de um novo feminismo. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 23, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/7131. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos