AÇÃO SINDICAL BANCÁRIA NO SÉCULO XXI: CONSTRANGIMENTOS E POSSIBILIDADES DO ESPAÇO VIRTUAL

Autores

  • Luiza Borges Dulci Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Bancários, tecnologia, ação sindical

Resumo

A rotina de trabalho nos bancos foi profundamente alterada com a introdução das operações digitais. Restritas às agências e centros de controle nos anos 1970 e 1980, as operações online logo tornaram-se visíveis ao público, por exemplo, com
os caixas automáticos, o home e o office banking e, hoje, com a internet e o mobile banking. O conjunto dos trabalhadores bancários se viu diante de desafios-chave. As formas de organização, se em categoria ou setor, e mobilização dos bancários estão sendo repensadas. Além disso, os bancários brasileiros têm procurado se inserir em redes globais de trabalhadores, no âmbito de cada banco e dos setores bancário e de serviços. O papel de internet é crucial neste processo. Ao mesmo tempo em que ela é base dos novos sistemas de processamento e controle dos bancos, dissemina a informação para os trabalhadores, permitindo a atualização de suas pautas e a cooperação internacional.

Biografia do Autor

Luiza Borges Dulci, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia PPGSA/UFRJ.

Downloads

Publicado

2015-02-09

Como Citar

DULCI, L. B. AÇÃO SINDICAL BANCÁRIA NO SÉCULO XXI: CONSTRANGIMENTOS E POSSIBILIDADES DO ESPAÇO VIRTUAL. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 23, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/7373. Acesso em: 21 nov. 2024.