RETORNO MIGRATÓRIO: GLOBALIZAÇÃO AFETIVA E DESPERTENCIMENTO NO FILME O CÉU DE SUELY

Autores

  • Aline Aparecida de Souza Vaz Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Cinema Migratório, Paisagens, Afetos, Despertencimento.

Resumo

O trabalho estrutura-se na correlação cinema e processos migratórios, tendo como objeto de análise o filme O Céu de Suely (Karim Aïnouz; 2006). Quando Hermila permanece fixa na paisagem de Iguatu, sem constituí-la em espaço (Milton Santos; 1988), não cria vínculos, nem identificação e ressignifica sua identidade; não é Hermila e nem Suely; ocupa o deslugar (Sandra Fischer; 2012). Em busca de paisagens transculturais (Denilson Lopes; 2012), em que possa atravessar culturas e criar vínculos, precisa estar em trânsito. Busca-se interpretar como o retorno migratório de Hermila evidencia o despertencimento da personagem que não habita (Heidegger; 1979) de fato a cidade natal, explorando as tessituras fílmicas entre os deslocamentos humanos e as necessidades de partida em busca dos afetos.

Biografia do Autor

Aline Aparecida de Souza Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduada em Letras - Português/Inglês, especialista em Cinema, mestranda em Comunicação e Linguagens, pela Universidade Tuiuti do Paraná e pesquisadora nos GPs Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais (PPGCOM – UTP) e CINECRIARE (UNESPAR/FAP). Bolsista CAPES. Email: alinevaz88@hotmail.com

Downloads

Publicado

2016-04-13

Como Citar

DE SOUZA VAZ, A. A. RETORNO MIGRATÓRIO: GLOBALIZAÇÃO AFETIVA E DESPERTENCIMENTO NO FILME O CÉU DE SUELY. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 23, n. 3, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/7838. Acesso em: 27 abr. 2024.