GÊNERO, SEXUALIDADE E PODER – CURTA-METRAGEM 'MAIORIA OPRIMIDA'

Autores

  • Dina Maria Machado Andréa Martins Ferreira Universidade Estadual do Ceará e Université Paris V, Sorbonne
  • Luana de Melo Lucena Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

gênero, performatividade, naturalização, ironia

Resumo

Este artigo[1] busca realizar uma análise do curta-metragem francês 'Maioria Oprimida[2], que retrata de forma irônica uma família, senão uma identidade social, com papéis de gênero invertidos, ou seja, o homem subalterno à mulher, apesar da sexualidade se manter dentro do heteronormatividade homem/mulher. Na construção da troca de papeis entre  feminino e masculino pressupostos teóricos se entrelaçam: gênero performativo em detrimento do biológico (BUTLER, 2010), entextualização do masculino ao feminino (BAUMAN e BRIGGS, 1990) e ironia como recurso para revesamento de papéis de gênero (BRAIT, 2008). Nosso objetivo de análise se utiliza de estratégicas discursivas para demonstrar tanto a força performativa do movimento feminista quanto o perigo da entextualização irônica como manutenção do binarismo de gênero naturalizado.


[1] Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa maior, sobre a identidade feminina e gênero, sendo aqui adaptado para atender a temática da referida revista Publicacio.

[2] Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bHJqNpJ8xAQ; último acesso: 14 de março de 2015.

Biografia do Autor

Dina Maria Machado Andréa Martins Ferreira, Universidade Estadual do Ceará e Université Paris V, Sorbonne

2º pós-doutorado, em Ciências Sociais, pela Université Paris V, Sorbonne, em co-tutoria em Estudos da Linguagem, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2009-2010); 1º pós-doutorado em Pragmática, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2002-2003); doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995); mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Pesquisadora do Centro de Atualidades e Cotidiano da Université Paris V, Sorbonne. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará. Autora de 3 livros, organização de 4 livros, capítulo de livros, artigos nacionais e internacionais.  

Luana de Melo Lucena, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda, já qualificada, do Programa de Pós-Graduação oem Linguística Aplicada, graduação em espanhol;

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

FERREIRA, D. M. M. A. M.; LUCENA, L. de M. GÊNERO, SEXUALIDADE E PODER – CURTA-METRAGEM ’MAIORIA OPRIMIDA’. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/8369. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos